terça-feira, 28 de abril de 2009

Cenas

As cenas desta peça são as seguintes:

I - D'Artagnan

Personagens: D'Artagnan, Planchet (seu lacaio) e ketty (criada da Rainha)

Acção: D'Artagnan e Planchet passeiam nas ruas de Paris. D'Artagnan confessa o seu maior desejo em ser, um dia, Mosqueteiro do Rei. Planchet incita-o a fazer qualquer coisa por isso, começando por melhorar a sua aparência e comprar uma nova espada. Ketty passa por eles, D'Artagnan interpela-a, numa tirada poética, deixando a jovem a suspirar por ele.


II - Os três mosqueteiros

Personagens: Athos, Porthos e Aramis (Mosqueteiros do Rei), Grimaud, Mousqueton e Bazin (lacaios dos mosqueteiros)

Acção: esta cena apresenta os três mosqueteiros, em convívio na taberna, comendo e bebendo, brindando à saúde do Rei, servidos pelos seus lacaios.


III - Treinos de campo

Personagens: Capitão, Athos, Porthos, Aramis, Grimaud, Mousqueton e Bazin

Acção: nesta cena, os mosqueteiros chegam ao local de treinos, assistidos pelos seus lacaios, indispostos da farra da noite anterior, e são repreendidos pelo Capitão.


IV - Intrigas na corte

Personagens: Milady, Cardeal e Rochefort

Acção: nesta cena, Milady, acabada de regressar de Inglaterra, encontra-se com o Cardeal e propõe-lhe mais um plano diabólico para afectar o Rei, desta feita, desmascarando a Rainha, que ofereceu ao Duque de Buckingham (seu amante) o colar de diamantes que o Rei lhe dera de presente de aniversário. Rochefort, convidado a sair da sala, ouve tudo.

V - Intrigas bélicas

Personagens: Rochefort e Jussac

Acção: Rochefort vai falar com Jussac (oficial dos Guardas do Cardeal) e convence-o a provocar um confronto com os três mais famosos (e aguerridos) Mosqueteiros do Rei, pretendendo assim enfraquecer a sua imagem perante o Rei. Jussac assente.


VI - Constance

Personagens: Rochefort, Constance, Planchet e D'Artagnan

Acção: Constance, discreta, ouve a conversa de Rochefort. Este surpreende-a e ameaça-a. Planchet e D'Artagnan passam perto e D'Artagnan intervém, afugentando Rochefort. Constance e D'Artagnan apresentam-se, o jovem fica imediatamente enamorado da bela aia da Raínha, que lhe conta os planos de Rochefort. D'Artagnan tranquiliza-a e promete intervir.


VII - O Rei

Personagens: Rei, Cardeal

Acção: O Cardeal fala com o Rei e aconselha-o a dar uma grande festa para melhorar a sua imagem junto dos nobres e do povo. O Rei acha isto uma boa ideia. O Cardeal sugere que a Rainha esteja mais bela do que nunca, exibindo o maravilhoso colar de diamantes. O Rei concorda.


VIII - A rainha

Personagens: Rei, Rainha, Aias

Acção: O Rei visita a Rainha nos seus aposentos e fala-lhe da festa. Pede-lhe que use o colar de diamantes. A Rainha esboça pânico, mas contém-se. Quando o Rei sai desfalece, em lágrimas. Constance tranquiliza-a, prometendo resolver o assunto.


IX - Emboscada

Personagens: Jussac, Capitão, Athos, Porthos, Aramis, D'Artagnan, Planchet, Constance, Robert, Pulin e Talbot

Acção: O Capitão encontra Jussac, que desdenha da Guarda dos Mosqueteiros do Rei. Afastam-se cheios de rancor mútuo. O Capitão chama os três mosqueteiros e partilha com eles o seu pressentimento de que Jussac trama algo. Porthos ameaça Jussac, temerário. O Capitão resolve confiscar-lhes as espadas e ordena que se afastem do campo de treinos por alguns dias. Frustrados, os três mosqueteiros resolvem ir até à taberna. No caminho, a Guarda do Cardeal espera-os. Empurrado para a acção por Planchet, D'Artagnan intercepta os três mosqueteiros, apresenta-se e fala-lhes no plano de Rochefort com Jussac. Constance surge, e fala-lhes no colar de diamantes da Rainha, "preso" em Inglaterra na posse do Duque de Buckingham. Os três mosqueteiros apreciam a coragem do jovem e desafiam-no a ir até Inglaterra resgatar o colar. D'Artagnan parte com Planchet, jurando a Constance ter cuidado. Os três mosqueteiros avançam para a taberna, e deliciam-se num confronto "de punhos" com a Guarda do Cardeal, que treme à sua chegada e foge em acossada retirada.


X - No Porto

Personagens: Milady, Rochefort, D'Artagnan e Planchet

Acção: D'Artagnan está no cais, prestes a embarcar para Inglaterra. Rochefort intercepta-o e desafia-o para um duelo, enquanto Milady enfeitiça Planchet. D'Artagnan vence Rochefort, para sua grande surpresa. Planchet parece estar totalmente "perdido" sob as artes de Milady. D'Artagnan atira-lhe um balde de peixe em cima, despertando-o para a realidade, e ambos partem no navio. Milady fica furiosa e descarrega no "inútil" Rochefort.


XI - O Duque de Buckingham

Personagens: D'Artagnan, Planchet, Duque de Buckingham, Aias, Milady

Acção: D'Artagnan chega à corte inglesa e conta ao Duque de Buckingham todo o sucedido. O Duque entrega o colar de diamantes a D'Artagnan, com uma lágrima de saudade da sua querida Ana. Planchet está de novo "perdido" entre as belas aias da corte inglesa. D'Artagnan chama-o. O Duque chama uma aia para servir o vinho com que irão brindar ao sucesso da empresa. D'Artagnan recusa cortez, também em nome de Planchet, advogando a viagem e os perigos iminentes. Parte com Planchet, que discorre sobre os olhos da aia. Tarde demais percebem que é Milady, que envenenara o Duque. Planchet chora a triste sorte do nobre.


XII - Bonacieux ciumento

Personagens: D'Artagnan, Planchet, Constance, Ketty e Bonacieux

Acção: D'Artagnan chega a Paris com Planchet. Encontra-se com Constance, que traz Ketty consigo. D'Artagnan entrega-lhe o colar de diamantes e um sem fim de juras de amor. Surge Bonacieux, que ouve o fio da conversa e exige uma explicação. Ketty apressa-se a defender Constance, argumentando ser tais palavras a si dirigidas. D'Artagnan confirma isto, e o facto de Constance ser casada, o que desconhecia. Constance avisa o marido que a Rainha a espera e sai com Ketty e o saco que contém o colar de diamantes. D'Artagnan sai com Planchet, que o conforta da sua triste sorte.


XIII - A festa

Personagens: todos

Acção: O Rei, ao centro, aguarda a descida da Rainha. O Cardeal está ao seu lado, antecipando o gozo da crise eminente. Ao lado do Cardeal está Rochefort, Jussac e a Guarda do Cardeal. Ao lado do Rei está o Capitão, os três Mosqueteiros e D´Artagnan. Aramis aproveita o momento para apresentar D'Artagnan ao Capitão, exaltando as qualidades do jovem cavaleiro. O Capitão convida D'Artagnan a aparecer no campo de treinos dos mosqueteiros, na manhã seguinte. D'Artagnan exulta e agradece ao Capitão. Os lacaios de D'Artagnan e dos três mosqueteiros fazem vénia à chegada da Rainha, que exibe o seu colar de diamantes, e partilha com Constance a sua tristeza pela notícia da morte do Duque de Buckingham. As aias da Rainha seguem-na. O Rei desce orgulhoso para receber a Rainha. Ao ver o colar, o Cardeal perde a cabeça, não compreendendo como este chegou a Paris. Jura que é falso, pretende arrancá-lo do pescoço da Rainha, ameaça revelar o seu segredo. Rochefort tenta impedir o Cardeal de cometer uma loucura. Milady surge disfarçada, mas é agarrada por Athos, que a reconhece. Intentando o Cardeal contra a Rainha, o Capitão e os Mosqueteiros levantam armas, e em reacção, e contra eles, a Guarda do Cardeal também. Rochefort protege o Cardeal, Constance a Rainha, D'Artagnan aproxima-se de Constance, Bonacieux trava-o, as aias desfalecem e os lacaios vão em seu socorro. O Rei levanta a mão e tudo se silencia. O Rei repreende duramente o Cardeal. Dirige-se ao Capitão e desculpa-se, perante este, por ter duvidado da lealdade dos Mosqueteiros. Decreta que a Guarda do Cardeal seja desfeita. Jussac e os guardas do Cardeal saem, rancorosos. Athos revela ao Rei a pérfida Milady e os seus intuitos intriguistas. O Rei ordena a prisão do Cardeal e de Milady. Estes saem manietados pelos mosqueteiros, que depois voltam. O Rei ordena «que a festa continue». E todos dançam e se alegram com este desfecho.

FIM

2 comentários: