As cenas desta peça são as seguintes:
I - D'Artagnan
Personagens: D'Artagnan, Planchet (seu lacaio) e ketty (criada da Rainha)
Acção: D'Artagnan e Planchet passeiam nas ruas de Paris. D'Artagnan confessa o seu maior desejo em ser, um dia, Mosqueteiro do Rei. Planchet incita-o a fazer qualquer coisa por isso, começando por melhorar a sua aparência e comprar uma nova espada. Ketty passa por eles, D'Artagnan interpela-a, numa tirada poética, deixando a jovem a suspirar por ele.
II - Os três mosqueteiros
Personagens: Athos, Porthos e Aramis (Mosqueteiros do Rei), Grimaud, Mousqueton e Bazin (lacaios dos mosqueteiros)
Acção: esta cena apresenta os três mosqueteiros, em convívio na taberna, comendo e bebendo, brindando à saúde do Rei, servidos pelos seus lacaios.
III - Treinos de campo
Personagens: Capitão, Athos, Porthos, Aramis, Grimaud, Mousqueton e Bazin
Acção: nesta cena, os mosqueteiros chegam ao local de treinos, assistidos pelos seus lacaios, indispostos da farra da noite anterior, e são repreendidos pelo Capitão.
IV - Intrigas na corte
Personagens: Milady, Cardeal e Rochefort
Acção: nesta cena, Milady, acabada de regressar de Inglaterra, encontra-se com o Cardeal e propõe-lhe mais um plano diabólico para afectar o Rei, desta feita, desmascarando a Rainha, que ofereceu ao Duque de Buckingham (seu amante) o colar de diamantes que o Rei lhe dera de presente de aniversário. Rochefort, convidado a sair da sala, ouve tudo.
V - Intrigas bélicas
Personagens: Rochefort e Jussac
Acção: Rochefort vai falar com Jussac (oficial dos Guardas do Cardeal) e convence-o a provocar um confronto com os três mais famosos (e aguerridos) Mosqueteiros do Rei, pretendendo assim enfraquecer a sua imagem perante o Rei. Jussac assente.
VI - Constance
Personagens: Rochefort, Constance, Planchet e D'Artagnan
Acção: Constance, discreta, ouve a conversa de Rochefort. Este surpreende-a e ameaça-a. Planchet e D'Artagnan passam perto e D'Artagnan intervém, afugentando Rochefort. Constance e D'Artagnan apresentam-se, o jovem fica imediatamente enamorado da bela aia da Raínha, que lhe conta os planos de Rochefort. D'Artagnan tranquiliza-a e promete intervir.
VII - O Rei
Personagens: Rei, Cardeal
Acção: O Cardeal fala com o Rei e aconselha-o a dar uma grande festa para melhorar a sua imagem junto dos nobres e do povo. O Rei acha isto uma boa ideia. O Cardeal sugere que a Rainha esteja mais bela do que nunca, exibindo o maravilhoso colar de diamantes. O Rei concorda.
VIII - A rainha
Personagens: Rei, Rainha, Aias
Acção: O Rei visita a Rainha nos seus aposentos e fala-lhe da festa. Pede-lhe que use o colar de diamantes. A Rainha esboça pânico, mas contém-se. Quando o Rei sai desfalece, em lágrimas. Constance tranquiliza-a, prometendo resolver o assunto.
IX - Emboscada
Personagens: Jussac, Capitão, Athos, Porthos, Aramis, D'Artagnan, Planchet, Constance, Robert, Pulin e Talbot
Acção: O Capitão encontra Jussac, que desdenha da Guarda dos Mosqueteiros do Rei. Afastam-se cheios de rancor mútuo. O Capitão chama os três mosqueteiros e partilha com eles o seu pressentimento de que Jussac trama algo. Porthos ameaça Jussac, temerário. O Capitão resolve confiscar-lhes as espadas e ordena que se afastem do campo de treinos por alguns dias. Frustrados, os três mosqueteiros resolvem ir até à taberna. No caminho, a Guarda do Cardeal espera-os. Empurrado para a acção por Planchet, D'Artagnan intercepta os três mosqueteiros, apresenta-se e fala-lhes no plano de Rochefort com Jussac. Constance surge, e fala-lhes no colar de diamantes da Rainha, "preso" em Inglaterra na posse do Duque de Buckingham. Os três mosqueteiros apreciam a coragem do jovem e desafiam-no a ir até Inglaterra resgatar o colar. D'Artagnan parte com Planchet, jurando a Constance ter cuidado. Os três mosqueteiros avançam para a taberna, e deliciam-se num confronto "de punhos" com a Guarda do Cardeal, que treme à sua chegada e foge em acossada retirada.
X - No Porto
Personagens: Milady, Rochefort, D'Artagnan e Planchet
Acção: D'Artagnan está no cais, prestes a embarcar para Inglaterra. Rochefort intercepta-o e desafia-o para um duelo, enquanto Milady enfeitiça Planchet. D'Artagnan vence Rochefort, para sua grande surpresa. Planchet parece estar totalmente "perdido" sob as artes de Milady. D'Artagnan atira-lhe um balde de peixe em cima, despertando-o para a realidade, e ambos partem no navio. Milady fica furiosa e descarrega no "inútil" Rochefort.
XI - O Duque de Buckingham
Personagens: D'Artagnan, Planchet, Duque de Buckingham, Aias, Milady
Acção: D'Artagnan chega à corte inglesa e conta ao Duque de Buckingham todo o sucedido. O Duque entrega o colar de diamantes a D'Artagnan, com uma lágrima de saudade da sua querida Ana. Planchet está de novo "perdido" entre as belas aias da corte inglesa. D'Artagnan chama-o. O Duque chama uma aia para servir o vinho com que irão brindar ao sucesso da empresa. D'Artagnan recusa cortez, também em nome de Planchet, advogando a viagem e os perigos iminentes. Parte com Planchet, que discorre sobre os olhos da aia. Tarde demais percebem que é Milady, que envenenara o Duque. Planchet chora a triste sorte do nobre.
XII - Bonacieux ciumento
Personagens: D'Artagnan, Planchet, Constance, Ketty e Bonacieux
Acção: D'Artagnan chega a Paris com Planchet. Encontra-se com Constance, que traz Ketty consigo. D'Artagnan entrega-lhe o colar de diamantes e um sem fim de juras de amor. Surge Bonacieux, que ouve o fio da conversa e exige uma explicação. Ketty apressa-se a defender Constance, argumentando ser tais palavras a si dirigidas. D'Artagnan confirma isto, e o facto de Constance ser casada, o que desconhecia. Constance avisa o marido que a Rainha a espera e sai com Ketty e o saco que contém o colar de diamantes. D'Artagnan sai com Planchet, que o conforta da sua triste sorte.
XIII - A festa
Personagens: todos
Acção: O Rei, ao centro, aguarda a descida da Rainha. O Cardeal está ao seu lado, antecipando o gozo da crise eminente. Ao lado do Cardeal está Rochefort, Jussac e a Guarda do Cardeal. Ao lado do Rei está o Capitão, os três Mosqueteiros e D´Artagnan. Aramis aproveita o momento para apresentar D'Artagnan ao Capitão, exaltando as qualidades do jovem cavaleiro. O Capitão convida D'Artagnan a aparecer no campo de treinos dos mosqueteiros, na manhã seguinte. D'Artagnan exulta e agradece ao Capitão. Os lacaios de D'Artagnan e dos três mosqueteiros fazem vénia à chegada da Rainha, que exibe o seu colar de diamantes, e partilha com Constance a sua tristeza pela notícia da morte do Duque de Buckingham. As aias da Rainha seguem-na. O Rei desce orgulhoso para receber a Rainha. Ao ver o colar, o Cardeal perde a cabeça, não compreendendo como este chegou a Paris. Jura que é falso, pretende arrancá-lo do pescoço da Rainha, ameaça revelar o seu segredo. Rochefort tenta impedir o Cardeal de cometer uma loucura. Milady surge disfarçada, mas é agarrada por Athos, que a reconhece. Intentando o Cardeal contra a Rainha, o Capitão e os Mosqueteiros levantam armas, e em reacção, e contra eles, a Guarda do Cardeal também. Rochefort protege o Cardeal, Constance a Rainha, D'Artagnan aproxima-se de Constance, Bonacieux trava-o, as aias desfalecem e os lacaios vão em seu socorro. O Rei levanta a mão e tudo se silencia. O Rei repreende duramente o Cardeal. Dirige-se ao Capitão e desculpa-se, perante este, por ter duvidado da lealdade dos Mosqueteiros. Decreta que a Guarda do Cardeal seja desfeita. Jussac e os guardas do Cardeal saem, rancorosos. Athos revela ao Rei a pérfida Milady e os seus intuitos intriguistas. O Rei ordena a prisão do Cardeal e de Milady. Estes saem manietados pelos mosqueteiros, que depois voltam. O Rei ordena «que a festa continue». E todos dançam e se alegram com este desfecho.
FIM
terça-feira, 28 de abril de 2009
Personagens
As personagens deste enredo estão (quase todas) descritas no link da Wikipédia para «Os três mosqueteiros», pelo que se aconselha a sua leitura.
Para esta peça, seleccionámos 23 personagens, sendo que algumas são históricas, outras fictícias, criadas por Alexandre Dumas, e outras criadas aqui.
A escolha de uma personagem deverá ser indicada aqui, mediante a introdução de um comentário a esta mensagem.
A leitura das cenas também poderá ajudar a decidir qual a personagem que cada um gostaria de fazer (ver mensagem "Cenas").
1. Cardeal (Cardeal de Richelieu)
2. Duque (Duque de Buckingham)
3. Rainha (Rainha Ana de Áustria)
4. Capitão (Jean-Armand du Peyrer, Conde de Tréville, capitão dos mosqueteiros do rei)
5. Milady (Anne de Bueil, antiga mulher de Athos)
6. D'Artagnan (Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan)
7. Athos (Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle)
8. Porthos (Isaac de Portau)
9. Aramis (Henri d’Aramitz)
10.Constance (Constance Bonacieux, aia da Raínha)
11. Rochefort (agente do cardeal Richelieu)
12. Bonacieux (marido de Constance)
13. Planchet (lacaio de Artagnan)
14. Mousqueton (lacaio de Porthos)
15. Bazin (lacaio de Aramis)
16. Grimaud (lacaio de Athos)
17. Ketty (criada de Milady e apaixonada por d'Artagnan)
18. Jussac (oficial dos guardas do Cardeal)
19. Robert (guarda do Cardeal)
20. Pulin (guarda do Cardeal)
21. Talbot (guarda do Cardeal)
22. Anne (criada da rainha)
23. Judite (criada da rainha)
Para esta peça, seleccionámos 23 personagens, sendo que algumas são históricas, outras fictícias, criadas por Alexandre Dumas, e outras criadas aqui.
A escolha de uma personagem deverá ser indicada aqui, mediante a introdução de um comentário a esta mensagem.
A leitura das cenas também poderá ajudar a decidir qual a personagem que cada um gostaria de fazer (ver mensagem "Cenas").
1. Cardeal (Cardeal de Richelieu)
2. Duque (Duque de Buckingham)
3. Rainha (Rainha Ana de Áustria)
4. Capitão (Jean-Armand du Peyrer, Conde de Tréville, capitão dos mosqueteiros do rei)
5. Milady (Anne de Bueil, antiga mulher de Athos)
6. D'Artagnan (Charles de Batz de Castelmore d'Artagnan)
7. Athos (Armand de Sillègue d'Athos d'Autevielle)
8. Porthos (Isaac de Portau)
9. Aramis (Henri d’Aramitz)
10.Constance (Constance Bonacieux, aia da Raínha)
11. Rochefort (agente do cardeal Richelieu)
12. Bonacieux (marido de Constance)
13. Planchet (lacaio de Artagnan)
14. Mousqueton (lacaio de Porthos)
15. Bazin (lacaio de Aramis)
16. Grimaud (lacaio de Athos)
17. Ketty (criada de Milady e apaixonada por d'Artagnan)
18. Jussac (oficial dos guardas do Cardeal)
19. Robert (guarda do Cardeal)
20. Pulin (guarda do Cardeal)
21. Talbot (guarda do Cardeal)
22. Anne (criada da rainha)
23. Judite (criada da rainha)
O desafio
Olá a todos.
«Os Três Mosqueteiros» é uma das histórias preferidas do Aron. Na versão de desenhos animados que temos em DVD, já a viu vezes sem conta, sabendo praticamente de cór todas as cenas e falas. Assim, pensei que uma bela ideia seria representarmos todos juntos esta história na sua festa de aniversário.
Para isso, criei este blog, onde poderemos fazer confluir todos os recursos necessários à rápida montagem desta pequena performance.
A primeira coisa que fiz foi definir as 23 personagens (ver etiqueta "personagens") e as 13 cenas em que a história se desenvolve (ver etiqueta "cenas"). Inspirei-me na versão do DVD, que o Aron já tão bem conhece e que realmente contém "o sumo" das grandes cenas de acção do romance de Dumas.
Ora as regras são simples: quem entrar, escolhe uma personagem, assinando na mensagem "Personagens" um comentário em que indica o seu nome e a personagem escolhida. Além desta forma de participação (obrigatória!), existe outra (opcional), que é a escrita de uma das 13 cenas. Lembrem-se que os diálogos devem ser simples e o mais curtos possível, desde que passem a acção de cada cena. Para inserir uma cena basta assinar um comentário à mensagem "Cenas", indicando o número e título da cena e o nome do autor.
Os contributos também podem incluir outros aspectos, como o post de músicas, imagens, links de sites sobre «Os Três Mosqueteiros», etc.
Para consolidar o "material" produzido, haverá um ensaio único no Centro ILOFI, em Alvalade, no dia 8 de Maio (Sexta-Feira) às 21h30.
Sejam bem-vindos e não se acanhem, participem, vai ser divertido!!!
Um abraço a todos,
Rita Fouto, a mãe
«Os Três Mosqueteiros» é uma das histórias preferidas do Aron. Na versão de desenhos animados que temos em DVD, já a viu vezes sem conta, sabendo praticamente de cór todas as cenas e falas. Assim, pensei que uma bela ideia seria representarmos todos juntos esta história na sua festa de aniversário.
Para isso, criei este blog, onde poderemos fazer confluir todos os recursos necessários à rápida montagem desta pequena performance.
A primeira coisa que fiz foi definir as 23 personagens (ver etiqueta "personagens") e as 13 cenas em que a história se desenvolve (ver etiqueta "cenas"). Inspirei-me na versão do DVD, que o Aron já tão bem conhece e que realmente contém "o sumo" das grandes cenas de acção do romance de Dumas.
Ora as regras são simples: quem entrar, escolhe uma personagem, assinando na mensagem "Personagens" um comentário em que indica o seu nome e a personagem escolhida. Além desta forma de participação (obrigatória!), existe outra (opcional), que é a escrita de uma das 13 cenas. Lembrem-se que os diálogos devem ser simples e o mais curtos possível, desde que passem a acção de cada cena. Para inserir uma cena basta assinar um comentário à mensagem "Cenas", indicando o número e título da cena e o nome do autor.
Os contributos também podem incluir outros aspectos, como o post de músicas, imagens, links de sites sobre «Os Três Mosqueteiros», etc.
Para consolidar o "material" produzido, haverá um ensaio único no Centro ILOFI, em Alvalade, no dia 8 de Maio (Sexta-Feira) às 21h30.
Sejam bem-vindos e não se acanhem, participem, vai ser divertido!!!
Um abraço a todos,
Rita Fouto, a mãe
Subscrever:
Mensagens (Atom)